quarta-feira, 24 de março de 2010

FESTA DOS 77 ANOS DO RCC E LANÇAMENTO DE SELO

O jantar festivo dos 77 anos do RCC foi um sucesso!

Estiveram presentes vários ex-presidentes do Rotary Club de Curitiba e também presidentes de clubes afilhados, como: RC de Jacarezinho, RC de Joinville, RC Curitiba Cinquentenário, RC de Curitiba Oeste, RC de Curitiba Norte.

Os mais de cem convidados lotaram o salão no Hotel Bourbon.

Compuseram a mesa diretiva o Governador Alcino Tigrinho e sua esposa Luiza Helena, a Presidente Bernadete Zagonel e seu marido Gustavo, o Diretor dos Correios do Paraná, Itamar Ribeiro, e o Companheiro ex-diretor de Rotary Internacional Alceu Vezozzo e sua esposa Laila.


A Presidente Bernadete, ao lado do Diretor dos Correios Itamar Ribeiro, oblitera o primeiro selo personalizado dos 77 anos do RCC.




O Diretor dos Correios do Paraná fala sobre o selo do RC de Curitiba antes de proceder à cerimônia de obliteração, compartilhada pelo Governador Alcino Tigrinho, Comp. Roberto Portugal, neto do primeiro presidente do RCC, pelo Comp. Alceu vezozzo, ex Diretor de RI, e pelo Comp. Henrique Lenz Cesar Filho, filho do comp. e ex-governador Henrique L. Cesar.




Para comemorar, um bolo com a imagem do selo.

Quadro com uma cartela com 12 selos personalizados dos 77 anos do Rotary Club de Curitiba.


O companheiro Alceu Vezozzo e sua esposa Laila.








O Comp. Jacques conversa com os integrantes do futuro RC de Campo Largo Juliano, Juliano e Daniel.














PALAVRAS DA PRESIDENTE

A história do Rotary Club de Curitiba confunde-se com a história recente da cidade de Curitiba, dadas as importantes ações sociais que já desenvolveu e às ilustres pessoas que dele já fizeram e fazem  parte.
O ROTARY CLUB DE CURITIBA foi fundado em março de 1933, tendo como padrinho o Rotary Club do Rio de Janeiro, e foi o primeiro clube da região do Paraná e Santa Catarina. Nos primeiros tempos, reuniu-se no Grande Hotel Moderno, na Rua XV de novembro, um local de referência da cidade de Curitiba.

Figuram entre seus fundadores alguns homens notáveis da vida curitibana da época, tais como: Vitor Ferreira do Amaral, Francisco Johnscher, Ivo Leão, Ermelino de Leão Júnior, Manoel Ribas, Rivadavia de Macedo. Seu primeiro Presidente foi Clotário de Macedo Portugal, cujo neto, o Dezembargador Clotário de Macedo Portugal Neto, pertence ainda hoje ao quadro social, dando assim continuidade ao trabalho inciado por sua família.

Em 1991 o RCC admite as primeiras mulheres como sócias, o que gerou grande polêmica, visto que o Rotary nasceu como um agrupamento de homens.

O RC de Curitiba levou 77 anos para ser presidido por uma mulher. A escolha de minha pessoa, filha de um ex-presidente do Clube, Ivo Zagonel, como Presidente do RCC no ano rotário 2009-2010 demonstra que, ainda que mantendo as tradições que lhe são caras,  este clube também se rende às mudanças de seu tempo.

O RCC foi o responsável direto pela criação de 12 clubes que ainda existem, e estes, por sua vez, foram apadrinhando outros, que fundaram outros, até chegarmos aos setenta e tantos clubes que compoem hoje o Distrito 4730. São nossos afilhados:
1. ROTARY CLUB DE JACAREZINHO
2. ROTARY CLUB DE JOINVILLE (1935)
3. ROTARY CLUB DE PONTA GROSSA
4. ROTARY CLUB DE PARANAGUÁ (1939)
5. ROTARY CLUB DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (1946)
6. ROTARY CLUB DE RIO NEGRO
7. ROTARY CLUB DE CURITIBA MARUMBY
8. ROTARY CLUB DE CURITIBA NORTE
9. ROTARY CLUB DE CURITIBA OESTE
10. ROTARY CLUB DE CURITIBA CINQUENTENARIO
11. ROTARY CLUB DE COLOMBO CENTENÁRIO
12. ROTARY CLUB DE ALMIRANTE TAMANDARÉ
E o ROTARY CLUB DE CAMPO LARGO, que está em pleno processo de formação, e que, esperamos, receberá sua carta constitutiva no próximo mês.

Nestes 77 anos, o RC tem cumprido com sua vocação no ideal de servir, e já atuou de diferentes formas na sociedade: já desenvolveu inúmeros Projetos de formação e orientação de estudantes carentes, patrocinou a formação avançada (nível de Mestrado) fora do pais de vários profissionais hoje atuantes no mercado de trabalho, enviou para o exterior e recebeu no seio de nossas famílias, incontáveis jovens intercambistas  indicou profissionais para participar de Grupos de Estudos – IGE, e igualmente recebeu grupos estrangeiros já comprou máquina de hemodiálise para hospital com o Programa Rotary: ponte para o futuro das crianças, voltado a alunos carentes da região metropolitana, q já atendeu mais de 30.000 pessoas, já contribuiu com milhares de dólares para a Fundação Rotária,  por mais de uma vez festejou seu aniversário convidando a comunidade para assistir a Concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná, no Teatro Guaira.

Mas, marcar a passagem de um aniversário com um selo postal personalizado, essa é a primeira vez. Este selo,  emitido pelos Correios, e produzido pela Casa da Moeda do Brasil, foi criado especialmente para comemorar os 77 anos do RC de Curitiba. É um selo de primeiro porte de carta comercial, de uso internacional.

Não há duvida de que, seja para uso em correspondências, hoje uma prática bastante reduzida devido aos emails e outras formas de trocas de mensagens eletrônicas, ou para colecionar, um selo é, e sempre será, um bem nacional de grande importância cultural.

É uma grande honra para todos nós da comunidade rotária, poder personalizar nossas correspondências colocando nelas um selo que celebra a nossa história.  Em nome de todos os integrantes do RCC, quero agradecer aos Correios pela inusitada oportunidade de eternizar essa data por meio de um selo.

E para proceder à cerimônia de lançamento oficial deste selo em comemoração aos 77 anos de fundação do Rotary Club de Curitiba, eu convido o Diretor dos Correios no Paraná, Sr. Itamar Ribeiro. 

sábado, 13 de março de 2010

JANTAR DOS 77 ANOS DO RCC E LANÇAMENTO DE SELO

REUNIÃO DE 11 DE MARÇO - HOMENAGEM À MULHER DO ANO


A  companheira Diva Zagonel, viúva do ex-companheiro Ivo Zagonel, foi homenageada como MULHER DO ANO, pelos seus 40 anos de dedicação ao Rotary Club de Curitiba. Ao fundo, fotos dos ex-presidentes.

Da esquerda para a direita: a homenageada como Mulher do Ano, comp[. Diva Moro Zagonel, a Presidente do RCC, o filho da comp. Diva, Sr. Ivo Zagonel e sua esposa Fatima.


O comp. Marcos Domakoski faz a homenagem a Diva Zagonel. À mesa, da esquerda para a direota, Ivo Zagonel, sua esposa Fátima e o comp. Alceu Vezozzo.


A homenageada Diva entre a Presidente Bernadete e o comp. Marcos.

A homenageada Diva com a placa de prata que recebeu do Clube ao lado da Presidente e de seu filho Ivo e esposa Fatima.

A comp. Diva Zagonel ao lado do comp. José Manoel Caron Jr.


Um delicioso buffet complementou a reunião.

Reunião de 4 de março - 1ª comemoração dos 77 anos do RCCuritiba

O companheiro Anthony Leahy, que está escrevendo um livro para contar a história do RC de Curitiba, fez palestra sobre o contexto histórico em que o clube foi fundado, em 1933, e recebe certificado das mãos do comp. Sergio Manfredini Viana.

Estiveram presentes na reunião dois integrantes do grupo de Rotaract cuja formação o RCC  está apadrinhando. Ao centro, Jonathan, escolhido como futuro presidente do Rotaract.

sexta-feira, 12 de março de 2010

JANTAR DOS 77 ANOS DO RCC E LANÇAMENTO DE SELO

sábado, 6 de março de 2010

Reunião de 4 de março, no Clube Concórdia - A história dos 77 anos do RC de Curitiba



O Companheiro Mauricio Moritz lê a ata da 1ª reunião do RC de Curitiba, que aconteceu em março de 1933.



O Companheiro Anthony Leahy, que está escrevendo livro contando a história do RC de Curitiba, faz palestra sobre o contexto histórico-social em que o RCC foi fundado, em 1933, e recebe certificado das mãos do Companheiro Sergio Arthur Manfredini Viana.

Na foto, da esquerda para a direita: os companheiros Jarbas Sponholz, Sergio Viana, o palestrante Anthny Leahy, a Presidente Bernadete Zagonel e o Ex-diretor de RI, copmpanheiro Alceu Vezozzo.



Na mesa em destaque, em sentido horário, os companheiros: João Candido Castro Neto, Wanderley Desordi, Armndo Bittencourt, José Manoel Caroin Junior, Marcos Domakoski, Clarindo Pegoraro e, costas, Werner Shrappe.

terça-feira, 2 de março de 2010

RCC comemora 77 anos de fundação

No mês de março o RC de Curitiba comemora seus 77 anos de fundação 
com as seguintes atividades:

·      4 de março: Almoço no Clube Concórdia, `as 12h
Palestra sobre a História do Clube, pelo companheiro Anthony Leahy
·      11 de março: Almoço no Clube Concórdia, `as 12h
Homenagem `a Mulher do Ano
·      18 de março: Jantar no Hotel Bourbon, `as 20h
Lançamento do selo comemorativo aos 77 anos de fundação do RC de Curitiba
·      25 de março: Reunião na sede, às 19h
Inauguração da secretaria/sede do Rotary Club de Curitiba
Rua XV de novembro, 362, conj. 603.
Ĭ