segunda-feira, 23 de novembro de 2009


"O bom relacionamento de longa data entre o Rotary e as Nações Unidas mostra que grandes conquistas podem ser obtidas quando sociedades civis trabalham em parceria com organizações internacionais", disse Maria-Luisa Chavez, chefe da ONU de relações com ONGs.

As palavras de Chavez abriram as comemorações do Dia Rotary/ONU na sede das Nações Unidas em Nova York, no dia 7 de novembro. Mais de 1.600 rotarianos, oficiais da ONU e participantes de programas de jovens do Rotary participaram de panéis de discussão sobre água, alfabetização, saúde e questões da juventude. 

O Rotary, cujo envolvimento com a ONU data de 1945, tem o status consultivo mais elevado oferecido a organizações não governamentais pelo Conselho Econômico e Social, que supervisiona várias agências da ONU. 

Este ano, o dia comemorativo incluiu o anúncio de um acordo entre o Pacto Global da ONU e o Rotary International, para junto trabalharem em prol das metas da ONU através de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. A iniciativa visa incentivar as redes ligadas ao Pacto Global e aos mais de 33.000 Rotary Clubs a conduzir programas e atividades em parceria. 

"Os princípios que norteiam os Rotary Clubs, de Dar de Si Antes de Pensar em Si e A Prova Quádrupla, se aproximam dos ideais fundamentais da ONU e da missão do Pacto Global, que é formar uma economia global mais receptiva, igualitária e sustentável", disse Gavin Power, diretor adjunto do Pacto Global. 

O Pacto Global da ONU, lançado em 2000, é uma inicitavia de política estratégica para empresas, com o intuito de alinhar suas operações e estratégias a 10 princípios internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Coesão nos panéis de discussão

Ao falar no painel de recursos hídricos, Nichola Alipui, diretor de programas do Unicef, elogiou os trabalhos contínuos do Rotary com a agência, a fim de melhorar a saúde de mulheres e crianças no mundo todo.
"É mais do que evidente que o comprometimento, entusiasmo e liderança do Rotary na campanha pela erradicação da pólio motivam a todos nós", comentou Alipui. "É um carimbo de boas práticas de parceria pública e privada no mundo inteiro."

Alipui disse que tem havido progresso nas Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU, que visam combater a pobreza, fome, doenças e analfabetismo até 2015. Ele também acresentou que mais trabalho precisa ser feito nas áreas de saneamento e higiene. 

"Saneamento adequado é a base para a melhoria da saúde e a redução da mortalidade infantil", afirmou Alipui. "No Rotary, vocês contam com a força de uma grande rede de pessoas capazes de proporcionar maior acesso do povo a serviços de melhor qualidade." 

Durante um painel sobre alfabetização, Caryl M. Stern, presidente do Fundo Americano para o Unicef, indicou que o índice de analfabetismo entre adultos diminuiu de 25 para 20% no mundo todo. Ela disse que educar meninas aumenta suas possibilidades de poderem se sustentar futuramente e reduz as chances de que seus filhos morram antes de completarem 5 anos de idade.

"Alfabetização salva vidas", disse Stern. "A educação é a única ferramenta em nosso arsenal que pode realmente interromper o ciclo da pobreza."

Roger Hayward, ex-governador do Distrito 7070 (Ontário, Canadá) e coordenador de área para o Grupo de Apoio à Alfabetização, disse que a alfabetização é um dos tópicos prioritários dos projetos dos clubes.   
Tom Grant, produtor do documentário indicado ao Oscar The Final Inch, falou ao painel de saúde. Ele contou que conversar com o Rotary sobre seus esforços de erradicar a pólio foi crucial para o sucesso do filme, que mostrou o trabalho de voluntários na imunização de crianças contra a doença na Índia.

Dr. Edward Hoekstra, especialista sênior de saúde da Divisão de Programas do Unicef, afirmou que as iniciativas do Rotary em erradicar a pólio são apenas um dos exemplos do que pode ser feito para melhorar as condições de saúde no mundo. senior health specialist in UNICEF's Program Division, said Rotary's effort to eradicate polio is just one example of its ability to affect world health.

"O Rotary é uma organização fantástica, fazendo parcerias com a ONU e o resto do mundo", expressou Hoekstra. "Vocês têm sido extraordinários."

O evento também contou com a presença da ex-interactiana Sohia Hameed e da rotaractiana Anne-Charlotte Perrim, que falaram de suas experiências como participantes de programas rotários para jovens. 

Um painel sobre os programas para jovens foi conduzido separadamente durante a sessão matinal. 
O presidente do RI John Kenny disse a todos que o Rotary e a ONU compartilham a mesma visão de paz mundial. 

'"Da mesma forma que Rotary Clubs no mundo todo formam parcerias para suas atividades, podemos também trabalhar com as agências da ONU para obter apoio, formar nossos recursos e criar conscientização pública," acrescentou Kenny. "O Rotary International e todos os rotarianos podem apoiar e inspirar oficiais e voluntários da ONU."

foto:Rotary Images 
Fonte: http://www.rotary.org/pt/MediaAndNews/News/Pages/091109_news_UNDay.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ĭ