sábado, 21 de novembro de 2009

A Organização rotária

Em nível internacional:


O Rotary Internacional é a associação de mais de 30 mil clubes em 162 países do mundo. É dirigido por um Conselho Diretor formado por um Presidente, um vice, um Presidente Eleito, um Presidente Indicado, um diretor tesoureiro e 15 diretores, estes, eleitos para um mandato de dois anos.

O Rotary Club de Curitiba é um dos poucos clubes no Brasil a ter dentre seus sócios um ex-diretor de Rotary Internacional, o companheiro Alceu Antimo Vezozzo.


Em nível de Distrito:

O Distrito é uma área geográfica na qual está sediado determinado número de Rotary Clubs. Existem 528 distritos no mundo, sendo 38 no Brasil. Nosso distrito o 4.420 abrange parte da zona sul / oeste da cidade de São Paulo e as cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul, Santos, Peruibe, Mongaguá, Itanhém, Praia Grande, Cubatão, Guarujá e Bertioga. Cada Distrito tem um Governador que supervisiona a administração dos clubes.

Em nível do Clube:

É dirigido por um Conselho Diretor composto do Presidente, Presidente Eleito, um ou mais vice, podendo ser membros deste Conselho, o Secretário, o Tesoureiro, o Diretor de Protocolo e outros membros previstos no Regimento Interno do Clube.

REUNIÕES E EVENTOS ROTÁRIOS

Reunião Semanal Ordinária:

É obrigatória a todos os clubes, devendo estar consignados no Regimento interno do Clube a data, hora e local onde será realizada, podendo ser transferida em caso de emergência ou causa justificada. Seu cancelamento pode ser feito somente por morte do presidente, ou em duas vezes no ano, por decisão do Conselho Diretor.

Assembléia do Clube:

É a reunião de todos os dirigentes, diretores e presidentes de comissões das diversas Comissões, devendo-se incentivar a participação de todos os sócios. É um órgão consultivo e de planejamento. O clube deve reunir-se em Assembléia:
1) na visita oficial do Governador;
2) anualmente até 31 de dezembro para eleição dos dirigentes e Conselho Diretor;
Recomenda-se uma Assembléia após a Conferência Distrital e outra no início da gestão, para aprovação do plano de trabalho;

Assembléia Distrital:

É uma reunião planejada e dirigida pelo Governador entrante do Distrito, cujo objetivo fundamental é transmitir aos futuros presidentes, secretários e demais dirigentes do clube, eleitos para o ano rotário, ensinamentos que possam estimular e motivar os companheiros(as) a receber formação e informação rotárias, tão necessárias para a atuação eficiente no clube, no Distrito e em Rotary.

Conferência Distrital:

É uma reunião planejada e dirigida pelo Governador do Distrito , onde deve prevalecer um denominador comum entre as diversas comissões de elaboração do planejamento do citado evento, qual seja a colaboração. É realizada anualmente e em geral tem duração de três dias. Sua finalidade é fomentar , divulgar , motivar o desenvolvimento do Rotary através de palestras inovadoras, debates sobre assuntos que despertem interesse aos clubes do Distrito, da comunidade e de Rotary International. É a oportunidade de atualizar os conhecimentos rotários, travar amizades e rever os companheiros (as) do Distrito, dentro de um ambiente do mais alto espírito rotário.

Assembléia Internacional:

É considerado o mais importante evento rotário. Tem geralmente a duração de uma semana, sendo obrigatória a presença e a participação do governador entrante . Este evento acontece anualmente, e inspira em todos os seus participantes, a percepção clara e nítida da internacionalidade do Rotary, quando ali comparecem representantes do mundo inteiro, numa verdadeira confraternização mundial, os administradores gerais do Rotary Internacional, os governantes entrantes dos 528 Distritos espalhados pelo mundo, os presidentes das comissões de Rotary Internacional e outros rotarianos escolhidos pelo Conselho Diretor. Especificamente proporciona:
1. Motivação e inspiração aos governadores entrantes dos Distritos;
2. Interpretação e normas de implementação do lema de Rotary International, anunciado pelo seu Presidente, bem assim, novos programas ;
3. Métodos eficazes para que os Governadores de Distritos possam implantar e dar continuidade aos programas e atividades permanentes de Rotary International;
4. Técnicas práticas para informar, treinar e motivar os líderes dos Distritos .

Convenção Internacional:

Qualquer rotariano(a) tem direito de assistir a Convenção Internacional, que é realizada anualmente, em qualquer País pré-estabelecido. É o ponto alto da presidência do Rotary International, cujo objetivo é o de estimular, informar a todos os rotarianos(as) a perenidade de Rotary a nível internacional de Distrito e de Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ĭ