quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PALAVRAS DA PRESIDENTE BERNADETE ZAGONEL


Coube a mim ser a primeira mulher a presidir este clube que já completou 76 anos de existência. Tenho consciência da responsabilidade que me é conferida, e das expectativas com relação ao meu desempenho. Agradeço aos companheiros pela confiança depositada, e prometo dar o melhor de mim para estar à altura dessa escolha, para honrar as personalidades tão ilustres que me antecederam, e dar continuidade à nossa história com a dignidade que o Rotary requer de seus líderes.

Somos ainda poucas mulheres no Rotary, pois não chegamos nem a 15% do total dos um milhão, duzentos e vinte e um mil rotarianos no mundo. Em nosso clube, somos apenas 8. Mas isso é só o começo.

Embora eu não pretenda fazer desse fato o mote de minha gestão, e não vou me alongar neste ponto, gostaria de lembrar de algumas mulheres que me inspiraram e me fazem ter orgulho de ser, como elas, mulher.

Faço uma homenagem a minha avó materna Elza Scherner Moro, que sempre me mostrou o que era ser uma mulher forte e decidida. Ao lado de seu marido, o vô Ernesto, por 70 anos, ajudou a fazer dele o grande homem e político que foi. Hoje, em sua memória e reconhecimento, foi dado seu nome a uma importante escola pública de São José dos Pinhais.

Trago igualmente a lembrança de minha avó paterna, Madalena Zagonel, que, com humildade, assumia totalmente seu papel de dona de casa, mãe, avó, esposa.

Não poderia deixar de citar minha mãe, Diva Zagonel que, com determinação e dedicação à nossa família, nos ensinou os caminhos da vida.

Com histórias vividas bem mais longe daqui, mas nem por isso menos importantes, é preciso apontar mulheres como Simone de Beauvoir ou Chiquinha Gonzaga, que tiveram a coragem de quebrar paradigmas e enfrentar tudo e todos para fazer valer suas idéias e seus ideais. Reverencio ainda a americana Sylvia Whytlock que, em 1987, ousou ser a primeira presidente de um clube de Rotary, na California.

Graças a mulheres como elas, estou hoje assumindo esse posto. A todas essas, e outras, mulheres extraordinárias, o meu respeito e admiração.

O lema rotário para o ano 2009-2010, trazido pelo Presidente de Rotary Internacional, o escocês John Kenny, é: O FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS. Com isso, ele nos convida a agir, e nos coloca um desafio extraordinário, que me leva a perguntar: Que Rotary é esse que desejamos manter e perpetuar?

Todos os rotarianos sabem que o objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo o empreendimento digno. Sabem também que nos é recomendado que, sempre que pensarmos, dissermos ou fizermos algo, devemos perguntar se é a verdade, se é justo para todos os interessados, se criará boa vontade e melhores amizades, e se será benéfico para todos os interessados.

Esses princípios norteadores da conduta rotária parecem ser um verdadeiro código de ética, e de extrema valia para o convívio social. Seguramente, construiríamos um mundo melhor se essas orientações fossem respeitadas e seguidas na íntegra por todos.

Em um de seus discursos, o presidente eleito afirmou: (abre aspas) “O Rotary não é aberto a todos, pois preservamos a tradição de selecionar quem merece a honra de envergar o título de rotariano. E é assim que deve ser. Os rotarianos são, e devem continuar sendo, pessoas de excelente reputação, com capacidade de realizar grandes feitos, que transbordem sabedoria e nobreza de caráter.” (fecha aspas)

Talvez por isso, e pela ação contínua e constante de seus membros, nossa instituição se mantenha firme e respeitada há mais de cem anos.

Nosso clube tem diversos projetos sociais e culturais de extrema relevância, que precisam de nós para continuar. Pretendo dar total e irrestrito apoio a todos eles para que possam crescer e atender cada vez mais e melhor as comunidades envolvidas. Da mesma forma, estarei sempre atenta para desenvolver novas ações que tragam benefícios à sociedade.

No entanto, sei que não conseguirei fazer nada se não contar com a participação dos companheiros. Sempre digo que em Rotary se faz um trabalho como o de formiguinhas. É fascinante saber que em qualquer lugar do mundo, e em todas as horas, existem rotarianos trabalhando por uma causa, seja no seu bairro, na sua cidade, ou em parceria com algum país distante. E, do trabalho individual ou de pequenos grupos que dão de si antes de pensar em si, grandes obras podem ser construídas para o bem da humanidade. Por isso acho que posso conclamar a cada um para colocar o seu punhado de terra nessa construção.

Vamos nos empenhar e fazer tudo o que pudermos para ajudar a preservar os recursos hídricos do planeta, enquanto ainda há tempo; vamos fazer a nossa parte para diminuir o analfabetismo de crianças, jovens e adultos, e dar uma vida mais participativa a todo cidadão; vamos propiciar melhor saúde aos que estão a nossa volta, e combater a fome, que ainda assola grande parte da humanidade. Precisamos levantar essas bandeiras junto com o Rotary Internacional, que nos chama a todos para agir em prol do bem comum.

Procurarei contribuir para que as nossas reuniões continuem sendo alegres e prazerosas, propiciando cada vez mais o companheirismo, e nos aguçando a querer sempre voltar na semana seguinte. Precisamos ter em mente que só podemos contribuir para a promoção da paz entre os povos se vivermos em harmonia com nossos pares, em nosso cotidiano.

Farei questão de que nossos encontros sejam igualmente proveitosos e de muito, muito trabalho. Assim, de antemão, quero agradecer a todos os companheiros e, principalmente, a cada um dos membros dessa nova diretoria, que aceitaram enfrentar tantos desafios comigo. Tenho certeza de que, juntos, ultrapassaremos nossas metas.

Preciso agradecer ao companheiro e amigo Deodato, e à sua esposa Virginia, que me deixam um clube organizado, produtivo e motivado, resultado que foi conseguido graças à sua brilhante gestão.

Agradeço também a meu marido e a meu filho, por me incentivarem a aceitar esse cargo, mesmo sabendo que teremos de abrir mão de muitos momentos em família, em prol das causas rotárias.

Para encerrar, quero fazer um agradecimento e uma homenagem especial a meu pai, Ivo Zagonel, que foi membro deste clube por mais de 30 anos, assumiu vários cargos, inclusive o de Presidente, e que despertou em mim a vontade de pertencer a esse grupo. Ele gostava tanto do Rotary e foi sempre tão envolvido com suas questões que, tenho certeza, deve ter fundado algum clube lá no céu, onde imagino que esteja hoje.

Infelizmente ele não está mais conosco, mas muitos dos aqui presentes, que tiveram o privilégio de sua convivência, sabem que ele deu o melhor exemplo que se pode dar, que é a condução de sua própria vida dentro da ética rotária, mostrando o que é ser um rotariano e, mais que isso, um ser humano de verdade.

Hoje pela manhã, minha mãe me mandou flores, e no cartão ela disse: “Filha, siga sempre os passos de seu pai, e você, sem dúvida, fará o melhor.”

Tenho certeza disso, e espero realmente corresponder a essa herança recebida, para cumprir com a mesma competência e seriedade essa função de que ora sou investida. Dedico a ele, meu pai, esse ano de minha vida como Presidente do Rotary Club de Curitiba.

Obrigada.


Bernadete Zagonel
Curitiba, 2 de julho de 2009.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Projetos do Clube

  • Projeto Caminhos para a igualdade, desenvolvido nas comunidades de Moinho Velho, em Colombo, e do Marmeleiro, em Almirante Tamandaré, tem como foco ações sociais e cursos de formação destinados a propiciar o acesso a cultura, a saúde e educação básicas, com a apreensão de conhecimentos de higiene e saneamento básico, alfabetização tecnológica e desenvolvimento artístico e cultural.
  • Programa Rotary - Uma Ponte para o Futuro das Crianças, promove diversas ações abrangendo educação, meio ambiente, cultura e saúde, dentre eles o evento “Um Dia de Saúde e Cidadania”, em diversas escolas da região metropolitana. O Projeto já atendeu mais de 30.000 pessoas desde sua criação em 2005.
                                  Dia de saúde e Cidadania na Escola Municipal  Prefeito Omar Sabbag.


                                                                Atendimento médico.

                                         Escovódromo: ensinando higiene bucal às crianças.
  • Projeto Música ConVida, leva alunos de escolas públicas da cidade de Curitiba para assistir espetáculos artísticos nos teatros onde eles acontecem.
  • Projeto de Orientação Vocacional – Landivio Tschoeke, tem por objetivo demonstrar aos jovens várias alternativas de profissionalização e enfatizar a importância da educação e da boa escolha de uma meta profissional.
  • Escola Luan Muller - Promoção das Festas de Natal e de Páscoa, na escola Luan Muller, de atendimento a crianças especiais.

CONSELHO DIRETOR 2009-2010

Presidente: BERNADETE ZAGONEL
Vice-presidente: ROLAND HASSON
Presidente 2010-2011: ERI KUNRATH
1º Secretário: GUSTAVO LANGOWISKI
2ª Secretária: LEON KNOPFHOLZ
1º Protocolo: DEMETRIUS FERNANDES
2º Protocolo: JEFFERSON DEGRAFF
1º Tesoureiro: LUIZ CARLOS S. BITTENCOURT
2º Tesoureiro: JOÃO CÂNDIDO PEREIRA DE CASTRO NETO

Comissões:
Administração: JUAREZ ROSSETIM
• Neimar Batista
• Carlos César Rigolino
• Gustavo Langowiski
Desenvolvimento do quadro social: PAULO VANHAZEMBRUCK
• Norma Assunção
• Margareth Macedo
• Jorge Agudelo Franco
• Rui Valente
Relações públicas: DILMAR ABÍLIO ARCHEGAS FILHO
• Eduardo Temporim
• Leon Knopholz
• Rui Valente
• Demetrius Fernandes
Projetos de prestação de serviços: WANDERLEY LUIZ DESORDI
• Romeu Huczok
• Armando Julio Bittencourt
• Jacques Decoret
• Maria da Gloria Decoret
• Fumio Takahashi
Fundação Rotária: DEODATO MANSUR
• Sergio Arthur Vianna
• Jacques Decoret
Intercâmbio de jovens: OSMAR BOHLER
• Conselheiros: Cristiane Stier
• Sergio Murilo Lemos
• Maria da Gloria Decoret
Sede própria: JARBAS SPONHOLZ
• Omar Sabbag Filho
• Jonathan Schnitzler
Conselho consultivo: MAURICIO MORITZ
• Marcos Domakoski
• José Manoel de Macedo Caron Jr.
• Alceu Antimo Vezozzo
• Dinarte José Giraldi
• José Rendak
Diretores sem Pasta
• Deodato Mansur 2008/2009
• Fabio de Souza Neto 2007/2008
• Henrique Lenz César Filho 2006/2007


segunda-feira, 23 de novembro de 2009


"O bom relacionamento de longa data entre o Rotary e as Nações Unidas mostra que grandes conquistas podem ser obtidas quando sociedades civis trabalham em parceria com organizações internacionais", disse Maria-Luisa Chavez, chefe da ONU de relações com ONGs.

As palavras de Chavez abriram as comemorações do Dia Rotary/ONU na sede das Nações Unidas em Nova York, no dia 7 de novembro. Mais de 1.600 rotarianos, oficiais da ONU e participantes de programas de jovens do Rotary participaram de panéis de discussão sobre água, alfabetização, saúde e questões da juventude. 

O Rotary, cujo envolvimento com a ONU data de 1945, tem o status consultivo mais elevado oferecido a organizações não governamentais pelo Conselho Econômico e Social, que supervisiona várias agências da ONU. 

Este ano, o dia comemorativo incluiu o anúncio de um acordo entre o Pacto Global da ONU e o Rotary International, para junto trabalharem em prol das metas da ONU através de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. A iniciativa visa incentivar as redes ligadas ao Pacto Global e aos mais de 33.000 Rotary Clubs a conduzir programas e atividades em parceria. 

"Os princípios que norteiam os Rotary Clubs, de Dar de Si Antes de Pensar em Si e A Prova Quádrupla, se aproximam dos ideais fundamentais da ONU e da missão do Pacto Global, que é formar uma economia global mais receptiva, igualitária e sustentável", disse Gavin Power, diretor adjunto do Pacto Global. 

O Pacto Global da ONU, lançado em 2000, é uma inicitavia de política estratégica para empresas, com o intuito de alinhar suas operações e estratégias a 10 princípios internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Coesão nos panéis de discussão

Ao falar no painel de recursos hídricos, Nichola Alipui, diretor de programas do Unicef, elogiou os trabalhos contínuos do Rotary com a agência, a fim de melhorar a saúde de mulheres e crianças no mundo todo.
"É mais do que evidente que o comprometimento, entusiasmo e liderança do Rotary na campanha pela erradicação da pólio motivam a todos nós", comentou Alipui. "É um carimbo de boas práticas de parceria pública e privada no mundo inteiro."

Alipui disse que tem havido progresso nas Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU, que visam combater a pobreza, fome, doenças e analfabetismo até 2015. Ele também acresentou que mais trabalho precisa ser feito nas áreas de saneamento e higiene. 

"Saneamento adequado é a base para a melhoria da saúde e a redução da mortalidade infantil", afirmou Alipui. "No Rotary, vocês contam com a força de uma grande rede de pessoas capazes de proporcionar maior acesso do povo a serviços de melhor qualidade." 

Durante um painel sobre alfabetização, Caryl M. Stern, presidente do Fundo Americano para o Unicef, indicou que o índice de analfabetismo entre adultos diminuiu de 25 para 20% no mundo todo. Ela disse que educar meninas aumenta suas possibilidades de poderem se sustentar futuramente e reduz as chances de que seus filhos morram antes de completarem 5 anos de idade.

"Alfabetização salva vidas", disse Stern. "A educação é a única ferramenta em nosso arsenal que pode realmente interromper o ciclo da pobreza."

Roger Hayward, ex-governador do Distrito 7070 (Ontário, Canadá) e coordenador de área para o Grupo de Apoio à Alfabetização, disse que a alfabetização é um dos tópicos prioritários dos projetos dos clubes.   
Tom Grant, produtor do documentário indicado ao Oscar The Final Inch, falou ao painel de saúde. Ele contou que conversar com o Rotary sobre seus esforços de erradicar a pólio foi crucial para o sucesso do filme, que mostrou o trabalho de voluntários na imunização de crianças contra a doença na Índia.

Dr. Edward Hoekstra, especialista sênior de saúde da Divisão de Programas do Unicef, afirmou que as iniciativas do Rotary em erradicar a pólio são apenas um dos exemplos do que pode ser feito para melhorar as condições de saúde no mundo. senior health specialist in UNICEF's Program Division, said Rotary's effort to eradicate polio is just one example of its ability to affect world health.

"O Rotary é uma organização fantástica, fazendo parcerias com a ONU e o resto do mundo", expressou Hoekstra. "Vocês têm sido extraordinários."

O evento também contou com a presença da ex-interactiana Sohia Hameed e da rotaractiana Anne-Charlotte Perrim, que falaram de suas experiências como participantes de programas rotários para jovens. 

Um painel sobre os programas para jovens foi conduzido separadamente durante a sessão matinal. 
O presidente do RI John Kenny disse a todos que o Rotary e a ONU compartilham a mesma visão de paz mundial. 

'"Da mesma forma que Rotary Clubs no mundo todo formam parcerias para suas atividades, podemos também trabalhar com as agências da ONU para obter apoio, formar nossos recursos e criar conscientização pública," acrescentou Kenny. "O Rotary International e todos os rotarianos podem apoiar e inspirar oficiais e voluntários da ONU."

foto:Rotary Images 
Fonte: http://www.rotary.org/pt/MediaAndNews/News/Pages/091109_news_UNDay.aspx

sábado, 21 de novembro de 2009

Companheiros Paul Harris

O título de Companheiro Paul Harris é uma comenda concedida pela Fundação Rotária do Rotary International para homenagear doadores e mostrar o reconhecimento por contribuições voluntárias, no valor de mil dólares ou mais, que sejam feitas à Fundação para atender seus programas humanitários, educacionais e culturais.

Júlio Estrella Moreira

Milton de Macedo Munhoz

Oscar Schrappe Sobrinho

José Luiz Demeterco

Tony Bruinjé

Henrique Chesneau Lenz César

Oscar Martins Gomes

Robinson Guilherme Moura

Teunis Van Den Berg

Vicente Montanha

Antero Sadi Pizzatto

Mário Pilotto

Arides Pinho

Estácio Bernardino Seixas

Landivio Tschoeke

Dorcel Antonio Pizzatto

Osmário Zilli

Carlos Alberto Pereira de Oliveira

Clarindo Bruniera Pegoraro

Ivo Zagonel

Leonardo Abagge

Elicio Erlindo Mezzomo

João Gilberto Sprote Mira

Esilda Pilotto

Ernani Guarita Cartaxo Filho

Dirceu Seiler Barbosa

Luiz Fernando Zornig

Rui Luis Demeterco;

Orlando Moacir Seiler Giglio

Osvaldo Wilton Seiler Rocha

Luiza Helena Gomes Pereira Rocha

João Claudio Fontana

Veronica Longo Fontana

Newton Grillo Requião

Athaide Rodrigues de Miranda

Ruy N. Miranda

Francisco Luiz Romaguera Macedo

Aroldo Bittencourt Franco

Carlos Theodoro Pereira Machado

Alceu Antimo Vezozzo

Rosa Maria Chiamulera

Rogerio Portugal Bacellar

Caetano Vezozzo

Miecislau Surek

MaurÌcio Ribas Moritz

Rosi Maria Chodur

Ema Divanir Moro Zagonel

Jose Manoel de Macedo Caron Junior

José Rendak

Hilgo Gonçalves

Rosinha Slud Brofman

Jorge Humberto Agudelo Franco

Edilberto Cunha

Jarbas Durval Sponholz

Fumio Takahashi

Cristina Rosa Seixas

Lucia Maria da Veiga Segall

Henrique Lenz Cesar Filho

Carlos Roberto Goytacaz Rocha

Dorly Ivone Tschoeke

Armando Matheussi

Marcos Domakoski

Luis Antonio Sebben

Valeria Richter Moritz

Lisete Maria Gonçalves

Eduardo Macedo Bacellar

Elisa Ribeiro Cunha

Deodato Mansur

Dinarte José Giraldi

Dilmar Abilio Archegas Filho

José Fernando Macedo

Nilton Migliozzi

Lucia Helena Migliozzi

Manoel Adão Machado

Jorge Omar Cardozo Pagano

Killian Machado Matheussi

Ilma Brandalize Machado

Roberto Pires de Campos

Raphael Pires de Campos

Roland Hasson

Alessandra Surek Horylka

Fábio de Souza Neto

Armando Júlio Bittencourt.

Luiz Carlos Silveira de Bittencourt

Karen Eller Moritz

Sheya do Rocio Pacheco de Souza

Claudia Johnsson

Virginia Giraldi

Bernardo Augusto da Veiga

Elisa Machado Matheussi

Dorotea Enns Archegas

Makiko Honjo Yamada

Daniel Rodrigues Machado

Ariane Figueiredo Silveira de Bittencourt

Henrique Domakoski

Neimar Batista

Luiz Alberto Cartaxo Moura

Sergio Murilo Rodrigues Lemos

Carina Silveira de Bitencourt

Rodrigo Pegoraro Sponholz

Arnaldo Macedo Caron

Juarez Miguel Rossetim

Bernadete Zagonel

Eri Luis Kunrath

Osmar Bohler Filho

Paulo Cavalcanti Vanhazebrouck

Norma Margareth de Marchi Assunção

Eleonora Bonato Fruet

Maria Rosa Cartaxo Moura

Rui de Almeida Valente

Mariana Gonçalves Lemos

Gustavo Sperandio Paim

Galeria de Presidentes e Personalidades

 PRESIDENTES DO CLUBE:
1º) Clotário de Macedo Portugal 1933/1934
2º) Clotário de Macedo Portugal 1934/1935
3º) João Cândido Ferreira 1935/1936
4º) Agostinho E. de Leão Júnior 1936/1937
5º) José Pereira de Macedo 1937/1938
6º) Hermano Franco Machado 1938/1939
7º) Rivadavia de Macedo 1939/1940
8º) Carlos Stellfeld 1940/1941
9º) João R. de Macedo Filho 1941/1942
10º) Antonio de Souza Melo 1942/1943
11º) Arthur Ferreira dos Santos 1943/1944
12º) Erasto Gaertner 1944/1945
13º) Alô Guimarães 1945/1946
14º) David Carneiro 1946/1947
15º) Dorcel Antonio Pizzatto 1947/1948
16º) Ernani Guarita Cartaxo 1948/1949
17º) Umberto Scarpa 1949/1950
18º) Nestor Ericksen Guimarães 1950/1951
19º) Newton I. da Silva Carneiro 1951/1952
20º) José Luiz Demeterco 1952/1953
21º) Ruy Fonseca I. da Cunha 1953/1954
22º) Júlio Estrella Moreira 1954/1955
23º) Dirceu Seiler Barbosa 1955/1956
24º) Arides Pinho 1956/1957
25º) Osmário Zilli 1957/1958
26º) Eduardo Virmond Lima 1958/1959
27º) Carlos Alberto P. de Oliveira 1959/1960
28º) Anielo Pierri 1960/1961
29º) Oscar Martins Gomes 1961/1962
30º) Milton de Macedo Munhoz 1962/1963
31º) Genaro Menezes Póvoa 1963/1964
32º) Antero Sadi Pizzatto 1964/1965
33º) Armando Júlio Bitencourt 1965/1966
34º) Alberto Carvalho Seixas 1966/1967
35º) Oscar Schrappe Sobrinho 1967/1968
36º) Orlando M. Seiler Giglio 1968/1969
37º) Alcides Munhoz Netto 1969/1970
38º) Arnaldo Macedo Caron 1970/1971
39º) Luiz Fernando Zornig 1971/1972
40º) Leonardo Abagge 1972/1973
41º) Diogo Falce de Macedo 1973/1974
42º) Mário Pilotto 1974/1975
43º) Vicente Montanha 1975/1976
44º) Newton E.Grillo Requião 1976/1977
45º) Ivo Zagonel 1977/1978
46º) Clarindo B. Pegoraro 1978/1979
47º) Robinson Guilherme Moura 1979/1980
48º) Elgson Ribeiro Gomes 1980/1981
49º) José Manoel de M. Caron 1981/1982
50º) Oswaldo W.S.Rocha 1982/1983
51º) Rui Luis Demeterco 1983/1984
52º) Landivio Tschoeke 1984/1985
53º) Vasco Jose Taborda Ribas 1985/1986
54º) Aristides Athayde Cordeiro 1986/1987
55º) Luiz Chemim Guimarães 1987/1988
56º) Dinarte José Giraldi 1988/1989
57º) Estácio Bernardino Seixas 1989/1990
58º) Fernando V. P. de Oliveira 1990/1991
59º) Werner Egon Schrappe 1991/1992
60º) João Cid de M. Portugal 1992/1993
61º) Miecislau Surek 1993/1994
62º) Ruy N. Miranda 1994/1995
63º) Sérgio Artur M.Vianna 1995/1996
64º) José Manoel de M. Caron Jr. 1996/1997
65º) Armando Matheussi 1997/1998
66º) Mauricio Ribas Moritz 1998/1999
67º) Marcos Domakoski 1999/2000
68º) Roberto Bacelar Portugal 2000/2001
69º) Henrique Chesneau Lenz Cesar 2001/2002
70º) Carlos Roberto Goytacaz Rocha 2002/2003
71º) José Rendak 2003/2004
72º) Gelson Varella Gomes 2004/2005
73º) Luiz Alberto Cartaxo Moura 2005/2006
74º) Henrique Lenz César Filho 2006/2007
75º) Fabio de Souza Neto 2007/2008
76º) Deodato Mansur 2008/2009
77º) Bernadete Zagonel 2009/2010




                                            DIRETOR DE ROTARY INTERNACIONAL


                               Companheiro Alceu Antimo Vezozzo - Diretor de RI 2001/2003.


                      COMPANHEIROS DO CLUBE QUE FORAM GOVERNADORES

Hernano Franco Machado 1940/1941
David Carneiro 1941/1942
Júlio Moreira 1958/1959
Milton Macedo Munhoz 1966/1967
Carlos Alberto Pereira de Oliveira 1973/1974
Mario Pilotto 1985/1986
Miecislau Sureck 1996/1997
Ilma Brandalize Machado 2007/2008

Os lemas rotarios

A cada ano, o presidente de Rotary Internacional escolhe um lema para nortear o trabalho de todos os rotarianos na busca de uma meta comum no mundo todo.


Envolvemos o mundo no liame indestrutível da Amizade Rotária

Ed R. Johnson - 1935/1936


Façamos este o melhor ano que Rotary já teve.

Will R. Manier - 1936/1937


Consolidemos o Rotarismo em Rotary.

Maurice Duperrey - 1937/1938


Melhor compreensão estre os homens de todas as nações.

George C. Hager - 38/39


Que cada rotariano seja a imagem do espirito de Rotary .

Walter D. Head - 39/40


Mais clubes, mais amigos .

Armando Arruda Pereira - 40/41


Aprendamos a conviver .

Tom J. Davis - 41/42


Servir, na guerra e na paz .

Fernando Carbajal- 42/43


Rotary Clubs mais fortes farão Rotary forte.

Charles L. Wheeler - 43/44


Tornemos Rotary realista .

Richard A. Wells -44/45


Rotary começa e termina com você.

Tom A.Warren - 45/46


Nosso compromisso é servir .

Richard C.Hedtke - 46/47


Assumamos a plenitude da oportunidade de servir .

S. Kendrick Guernsey - 47/48


Servir é a nossa ocupação.

Angus Mitchel -48/49


Rotary será o que você fizer dele

PercyHodgson - 49/50


Da aspiração para a ação.

Arthur Lagueux -50/51


Preparemos a juventude para Rotary .

Frank E. Spain - 51/52


Zamorra não foi ganha em uma hora .

H. J.Brunnier - 52/53


Rotary: Esperança em ação.

Joaquim S. Cibils- 53/54


Rotary: Criador de amizades e edificador de homens .

Herbert J. Taylor - 54/55


Empunhemos o arado .

A. Z. Baker - 55/56


Conservemos a simplicidade de Rotary .

GianPaolo Lang - 56/57


O importante é você, senhor rotariano .

Charles E. Tennent - 57/58


Rotary é um mundo em transformação.

Clifford A. Randall - 58/59


Vivifique, personalize, construa pontes de amizade

Harold T. Thomas - 59/60


Você é Rotary; Viva-o!

J. Edd McLaughlin -60/61


Ação !!! .

Joseph A. Abey - 61/62


Acenda a chama interior.

Nitish C. Laharry -62/63


Rotary ante o répto da era espacial.

Carl P.Miller - 63/64


Vivamos Rotary .

Charles W. Pettengill - 64/65


Consolidar o realizado e continuar a ação.

C.P.H. Teenstra - 65/66


Um mundo melhor através do Rotary .

Richard L. Evans - 66/67


Tornemos efetiva nossa condição de rotarianos.

Luther H. Hodges - 67/68


Participem... Kiyoshi Togasaki - 68/69

Rever é renovar. James F. Conway - 69/70


Superemos as distâncias.

William E. Walk Jr.70/71


A boa vontade nasce do coração. Ernest G.

Breitholtz - 71/72


Examinemos novamente .

Roy D. Hickmam -72/73


É hora de agir.

William R. Carter - 73/74


Renovemos o Espírito de Rotary.

William R. Robbins - 74/75


Dignificar o ser humano .

Ernesto I. de Mello - 75/76


Servir.

Robert A. Manchester II - 76/77


Servir para unir a humanidade.

W. Jack Davis - 77/78


Estenda a sua mão.

Clem Renouf - 78/79


Que o ideal de servir ilumine o caminho .

James L. Bomar Jr. - 79/80


Encontremos tempo para servir . Rolf J.V.

Klarich - 80/81


Compreensão e paz mundial através do Rotary.

Stanley E. McCaffrey - 81/82


A humanidade é uma só - criemos pontes de amizade

em todo mundo . Hiroji Mukasa - 82/83


Compartilhemos Rotary - sirvamos nosso semelhante.

William E. Skelton - 83/84


Descubra um novo mundo de serviço.
Carlos Canseco - 84/85


Você é a chave. Edward E. Cadman - 85/86

Rotary leva esperança. M.A.T. Caparas - 86/87


Rotarianos unidos para servir - dedicados à paz .

Charles C. Keller - 87/88


Dê vida ao Rotary - Viva-o intensamente .

Royce Abbey - 88/89


Desfrute Rotary.

Hugh M. Archer - 89/90


Valorize Rotary com fé e entusiasmo.

Paulo V. C. Costa - 90/91


Olhe mais além de si mesmo.

Rajendra K. Saboo - 91/92


A verdadeira felicidade está em ajudar o próximo.

Clifford L. Dochterman - 92/93


Acredite no que faz. Faça aquilo em que
acredita.


Robert R. Barth - 93/94


Seja Amigo.

Willian H. Huntley - 94/95


Atue com integridade, Sirva com Amor, Trabalhe
pela Paz .


Herbert G. Brown - 95/96


Construa o Futuro com Ação e Visão .

Luis
Vicente Giay - 96/97


Mostre que o Rotary se interessa - por sua comunidade, pelo nosso mundo e pela humanidade

Glen W. Kinross - 97/98


Torne Real Seu Sonho de Rotary

James L.Lacy - 98/99


Rotary 2000: Aja com Coerência, Confiança, Continuidade

Carlo Ravizza - 99/2000


Criar Consciência, Ser Atuante

Frank J. Devlyn - 2000/2001


A Humanidade é a Nossa Missão.

Richard King - 2001/2002


Plante Sementes de Amor

Bichai Rattakul-2002/2003


Dê a mão ao próximo

Jonathan B. Majiyagbe-2003/2004


Celebremos Rotary – 100 anos

Glenn E. Estess Sr. 2004/2005


Dar de Si Antes de Pensar em Si

Carl-Wilhelm Stenhammar 2005/2006


Mostremos o Caminho

William Boyd- 2006/2007


Rotary Compartilha

Wilfrid J. Wilkinson - 2007/2008


Realizemos os Sonhos

Dong Kurn Lee - 2008-2009


O Futuro de Rotary está em Suas Mãos

John Kenny - 2009-2010

Reuniões 2009-2010


PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA - GESTÃO 2009-2010


Na primeira reunião ordinária da gestão 2009-2010, a Sra. Diva Moro Zagonel faz a leitura da reflexão. 
 O Governador Assistente, Comp Adelcio Volpi, faz a saudação ao Pavilhão Nacional.


REUNIÃO NO ROTARY CLUB DE JOINVILLE - FESTIVA DE ANIVERSÁRIO

Uma comitiva do Rotary Club de Curitiba prestigiou a festa de aniversário do RC de Joinville, em outubro de 2009. Da esquerda para a direita: comp. Demetrius fernandes, cop. Bittencourt e sua esposa Ariane, a Presidente do RCC Bernadete Zagonel e seu marido Gustavo, a esposa do comp. Deodato, Virginia, e o comp. Jarbas Sponholz.

Compromissos Rotários

Ao incorporar-me a ROTARY
e aceitar seu objetivo e estatuto, comprometo-me solenemente, ante minha consciência e meus novos companheiros e companheiras, a submeter-me, em todos os momentos, à Prova Quádrupla Rotária, para que minhas idéias, palavras e ações sejam sempreadeiras, justas, amigáveis e benéficas.


Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos


Como rotariano, no exercício de minha profissão ou na condução de meus negócios, devo observar as seguintes normas:

Considerar minha ocupação como uma oportunidade adicional para servir.

Ser fiel a letra e ao espírito do codigo de ética de minha ocupação, as leis de meu país e ao padrão moral de minha comunidade.

Fazer todo o possível para dignificar a minha ocupação e promover os mais altos padrões éticos no exercício da mesma;

Ser justo com meu empregador, empregados, associados, concorrentes, clientes, o público e todos aqueles com os quais mantenho um relacionamento comercial ou profissional;

Reconhecer o respeito devido a todas as ocupações uteis a sociedade, assim como a dignidade inerente as mesmas.

Oferecer os meus conhecimentos profissionais para propiciar oportunidades aos jovens, para atender as necessidades de outros e para melhorar a qualidade da vida em minha comunidade;

Ser honesto na propaganda que fizer e em todas as apresentaçoes ao público relativas a minha empresa ou profissão;

Não procurar obter de um rotariano, nem lhe outorgar, um privilégio ou uma vantagem que não ejam normalmente concedidos num relacionamento comercial ou profissional.

A Prova Quádrupla

do que pensamos, dizemos ou fazemos

1º. É a VERDADE?

2º. É JUSTO para todos os interessados?

3º. Criará BOA VONTADE e melhores amizades?

4º. Será BENÉFICO para todos os interessados?

A Organização rotária

Em nível internacional:


O Rotary Internacional é a associação de mais de 30 mil clubes em 162 países do mundo. É dirigido por um Conselho Diretor formado por um Presidente, um vice, um Presidente Eleito, um Presidente Indicado, um diretor tesoureiro e 15 diretores, estes, eleitos para um mandato de dois anos.

O Rotary Club de Curitiba é um dos poucos clubes no Brasil a ter dentre seus sócios um ex-diretor de Rotary Internacional, o companheiro Alceu Antimo Vezozzo.


Em nível de Distrito:

O Distrito é uma área geográfica na qual está sediado determinado número de Rotary Clubs. Existem 528 distritos no mundo, sendo 38 no Brasil. Nosso distrito o 4.420 abrange parte da zona sul / oeste da cidade de São Paulo e as cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul, Santos, Peruibe, Mongaguá, Itanhém, Praia Grande, Cubatão, Guarujá e Bertioga. Cada Distrito tem um Governador que supervisiona a administração dos clubes.

Em nível do Clube:

É dirigido por um Conselho Diretor composto do Presidente, Presidente Eleito, um ou mais vice, podendo ser membros deste Conselho, o Secretário, o Tesoureiro, o Diretor de Protocolo e outros membros previstos no Regimento Interno do Clube.

REUNIÕES E EVENTOS ROTÁRIOS

Reunião Semanal Ordinária:

É obrigatória a todos os clubes, devendo estar consignados no Regimento interno do Clube a data, hora e local onde será realizada, podendo ser transferida em caso de emergência ou causa justificada. Seu cancelamento pode ser feito somente por morte do presidente, ou em duas vezes no ano, por decisão do Conselho Diretor.

Assembléia do Clube:

É a reunião de todos os dirigentes, diretores e presidentes de comissões das diversas Comissões, devendo-se incentivar a participação de todos os sócios. É um órgão consultivo e de planejamento. O clube deve reunir-se em Assembléia:
1) na visita oficial do Governador;
2) anualmente até 31 de dezembro para eleição dos dirigentes e Conselho Diretor;
Recomenda-se uma Assembléia após a Conferência Distrital e outra no início da gestão, para aprovação do plano de trabalho;

Assembléia Distrital:

É uma reunião planejada e dirigida pelo Governador entrante do Distrito, cujo objetivo fundamental é transmitir aos futuros presidentes, secretários e demais dirigentes do clube, eleitos para o ano rotário, ensinamentos que possam estimular e motivar os companheiros(as) a receber formação e informação rotárias, tão necessárias para a atuação eficiente no clube, no Distrito e em Rotary.

Conferência Distrital:

É uma reunião planejada e dirigida pelo Governador do Distrito , onde deve prevalecer um denominador comum entre as diversas comissões de elaboração do planejamento do citado evento, qual seja a colaboração. É realizada anualmente e em geral tem duração de três dias. Sua finalidade é fomentar , divulgar , motivar o desenvolvimento do Rotary através de palestras inovadoras, debates sobre assuntos que despertem interesse aos clubes do Distrito, da comunidade e de Rotary International. É a oportunidade de atualizar os conhecimentos rotários, travar amizades e rever os companheiros (as) do Distrito, dentro de um ambiente do mais alto espírito rotário.

Assembléia Internacional:

É considerado o mais importante evento rotário. Tem geralmente a duração de uma semana, sendo obrigatória a presença e a participação do governador entrante . Este evento acontece anualmente, e inspira em todos os seus participantes, a percepção clara e nítida da internacionalidade do Rotary, quando ali comparecem representantes do mundo inteiro, numa verdadeira confraternização mundial, os administradores gerais do Rotary Internacional, os governantes entrantes dos 528 Distritos espalhados pelo mundo, os presidentes das comissões de Rotary Internacional e outros rotarianos escolhidos pelo Conselho Diretor. Especificamente proporciona:
1. Motivação e inspiração aos governadores entrantes dos Distritos;
2. Interpretação e normas de implementação do lema de Rotary International, anunciado pelo seu Presidente, bem assim, novos programas ;
3. Métodos eficazes para que os Governadores de Distritos possam implantar e dar continuidade aos programas e atividades permanentes de Rotary International;
4. Técnicas práticas para informar, treinar e motivar os líderes dos Distritos .

Convenção Internacional:

Qualquer rotariano(a) tem direito de assistir a Convenção Internacional, que é realizada anualmente, em qualquer País pré-estabelecido. É o ponto alto da presidência do Rotary International, cujo objetivo é o de estimular, informar a todos os rotarianos(as) a perenidade de Rotary a nível internacional de Distrito e de Clube.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Clube


Fundado em 20 de março de 1933.
Admitido em R.I. sob número 2.827-b em 27 de abril de 1933.
Distrito 4730.
Clube padrinho Rotary Club do Rio de Janeiro.

SOCIOS FUNDADORES

Rivadavia de Macedo


Vitor Ferreira do Amaral e Silva

Roberto A. Wrench

José Pereira de Macedo

Carlos Stellfeld

Luis Guimarães

Francisco L. Johnscher

Paulo Martins Ribeiro

Aniello Pierri

João Cândido Ferreira

Luiz Ciruelos

Leão Mocelim

João Franzenberg

Manoel José Gonçalves

Hans Bennewitz

Hermano Machado

Ivo Leão

J. A. Marins Gomes

Manoel Ribas

Paulo Franchi

Clotário de Macedo Portugal
Edgar A. do Amaral

Agostinho Ermelino de Leão Júnior

Antônio A. Carvalho Chaves

Marcelino Nogueira Júnior


MARCO ROTÁRIO


No dia 27 de junho de 1983, foi entregue à Comunidade Curitibana, na pessoa do Prefeito Municipal de Curitiba, Sr. Mauricio Fruet, o monumento comemorativo aos 50 anos de existência do Rotary Club no Paraná, localizado no Trevo do Atuba. A iniciativa foi do Conselho Diretor 1982/83, formado pelos seguintes companheiros:

Presidente – Oswaldo Wilton Seiler Rocha

Vice-Presidente – Landivio Tschoeke

Presidente 1983/84 – Rui Luis Demeterco

1º Secretário – Aristides Athayde Cordeiro

2º Secretário – Pedro Edu Espindola

1º Tesoureiro – Clarindo Bruniera Pegoraro

2º Tesoureiro – Carlos Henrique Giglio

Diretor de Protocolo – Dinarte José Giraldi

2º Diretor de Protocolo – José Manoel de Macedo Caron Junior

Diretores sem pasta

José Manoel de Macedo Caron

Carlos Alberto Pereira de Oliveira

Henrique Lenz Cesar

Serviços Internos – Robinson Guilherme Moura

Serviços Profissionais – Elgson Ribeiro Gomes

Serviços à Comunidade – Ivo Zagonel

Serviços Internacionais – Mario Pilotto

O que é Rotary

“O Rotary, fundado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul Harris, em Chicago, EUA, é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”.

OBJETIVOS DE ROTARY

O objetivo de Rotary é estimular o Ideal de Servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

PRIMEIRO
O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir.

SEGUNDO
O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.

TERCEIRO
A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada.

QUARTO
A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Ĭ